Quem somos, o que queremos e para onde vamos

A plataforma Aupa não nasce para mudar o país, as pessoas ou o mundo. A Aupa nasce para ajudar a construir um caminho. Somos um grupo de comunicadores interessados em colocar algumas placas de sinalização na trajetória dos negócios de impacto social. Somos o caçula da turma, aquele que gosta de falar e quer ser – no final do curso – o escolhido para ser o orador da turma.

Começamos a jornada, e o nosso sonho é grande. Já avistamos o final do caminho com empresas mais sábias e conscientes do seu papel na sociedade. Uns chamam de marcas com propósito outros de capitalismo consciente; nós preferimos sair dos reducionismos linguísticos e adotar o debate para construir uma narrativa de autocrítica para o setor. A Aupa existe para isso: ser um veículo jornalístico focado no ecossistema de impacto socioambiental.

Antes de nós, muitos desbravadores abriram a trilha e fizeram negócios inovadores para a base da pirâmide. São líderes comunitários ou empresariais que se somaram a organizações, aceleradoras, incubadoras, fundações, institutos e universidades, e formaram um grupo de vanguarda e inovação baseado em valores e ética. Queremos ser o elo de comunicação entre esses pontos. Queremos somar e ocupar o lugar vácuo de cobertura jornalística do setor para contar histórias de superação, mas também inquietações e problemas do – ainda jovem – mercado de impacto social. Com o compromisso da transparência e da imparcialidade.

Para cumprir tal objetivo, a editora Mymag articulou a formação de um coletivo de comunicadores e juntou especialistas do setor para legitimar nossa linha editorial. Ao total, são mais de 10 profissionais buscando também um novo jeito de atuar na organização, com uma proposta mais horizontal, fluída e com equidade de gênero. Naturalmente, vamos errar e, claro, corrigir. Assim, se constroem negócios de impacto social e plataformas de comunicação exitosos. Mas… qual é a nossa intenção com tudo isso?

Primeiro, ser sustentável e segundo, “furar a bolha”. A proposta da Aupa só será um sucesso se conseguir ficar de pé e se, principalmente, conseguir fazer o conceito chegar a mais lugares e para mais pessoas. É preciso falar e explicar o que se faz para quem não conhece. E dar mais acesso e oportunidades a quem vai, de fato, fazer o mercado ser mais difundido, os próprios empreendedores e os indivíduos impactados por eles.

Fácil falar e difícil fazer. Vamos tentar com a humildade de um bom orador. Vamos juntos?

Conteudistas: Ivan Zumalde (Publisher), Susanne Sassaki (Editora Executiva), Tiago Mota (Redator Chefe), Murilo Mendes (Designer), Marcos Paulo dos Reis (Novos Negócios), Victoria Roman (Estagiária), Fernanda Patrocínio (Repórter), Xavier Bartaburu (Repórter), Fel Mendes (Repórter), Vitor Taveira (Repórter), Coletivo Ophelia de Fotografia (Fernando e Lucas), Marcelo Pilli (Cinegrafista), Alien lab Desenvolvimento Web (Douglas e Diego), Isabela de Paula (Revisora)

Quer falar conosco:
contato@aupa.com.br
mymag.com.br

Editora mymag: Rua Simão Álvares, 104 – Pinheiros, SP- CEP: 05417-020
Tels: (11) 3456-2010 / 3456-2012